Precisa de Ajuda?

UMA VERDADEIRA GUERRA CIVIL


Confrontos entre policiais e traficantes deixam 26 mortos no Rio de Janeiro.

RIO DE JANEIRO - Ao menos vinte e seis pessoas morreram nesta terça-feira em confrontos no Rio de Janeiro. Na noite de ontem, tiroteios entre criminosos e policiais militares e um assalto a um policial civil deixaram cinco mortos. As informações são da rádio "CBN".

Um embate na tarde de ontem entre traficantes de facções rivais no Morro da Mineira, no Catumbi, zona norte, deixou pelo menos 13 mortos. Em outro conflito em Senador Camará, zona oeste do Rio, seis supostos traficantes foram mortos. Durante a tarde, uma tentativa de assalto no centro da cidade causou a morte de mais duas pessoas.

Segundo o jornal “O Globo” desta quarta-feira, o Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública já sabia das possibilidades de invasão de traficantes para retomar os pontos de venda de drogas do Morro da Mineira. A favela estava sendo monitorada há meses, mas segundo o chefe do Estado-Maior da PM, coronel Samuel Dionísio, a polícia não ocupou a favela com antecedência porque as informações poderiam não ser verdadeiras.

Na operação, os policiais contaram com o apoio do blindado conhecido como "Caveirão", que teria sido usado para a remoção dos corpos segundo policiais que participaram da operação.

"Sei que são brigas de facções e, como o Morro da Mineira é muito central, imediatamente o batalhão foi acionado, subiu, fez as contenções e agora tenho que ver o que aconteceu. A configuração geográfica facilita esses núcleos de violência se instalarem. Se fosse uma cidade como Brasília, isso não aconteceria'", disse no fim da manhã o secretário de Segurança Pública do Estado, José Mariano Beltrame, que participava de visita à 6a edição da Latin America Aero & Defence (LAAD 2007), evento voltado ao segmento de defesa.

O confronto começou por volta de 5h de ontem. Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram acionados e ocuparam a favela. O barulho de tiros assustou moradores e motoristas que se refugiaram dentro de estabelecimentos comerciais.

O confronto assustou os motoristas que trafegavam pelo túnel Santa Bárbara, no sentido Catumbi. A Polícia Militar chegou a interditar a galeria. O túnel, um dos principais acessos entre o centro e a zona sul, foi reaberto por volta de 8h40, o que causou congestionamento nas imediações. Dois carros foram abandonados no viaduto. Por volta das 10h, o túnel foi novamente interditado.

Com os detidos, os policiais apreenderam um fuzil, quatro pistolas, uma granada, munições e carregadores.

Segundo a Polícia Militar, dos oito supostos traficantes presos, quatro são menores.

A ação dos policiais assustou quem estava no cemitério. Funcionários chegaram a se esconder na sala da administração. Os velórios e enterros no local foram suspensos temporariamente.

Vítimas de balas perdidas:

Jorge Henrique Cruz Santos, de 31 anos, que estava em um ônibus foi atingido na cabeça por uma bala perdida no Elevado 31 de março, próximo ao Cemitério do Catumbi. Ele foi levado para o Hospital Central da Polícia Militar, no Estácio.

Um motorista, ainda não identificado, também foi atingido durante o confronto próximo ao viaduto. Ele foi socorrido por uma viatura da PM.

O feirante Reginaldo da Silva, de 37 anos, morador do Morro da Mineira foi atingido na barriga por uma bala perdida ao descer a favela. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Souza Aguiar, no Centro.

Nenhum comentário: